APTIDÃO FÍSICA EM FUNÇÃO DO SEXO EM ESCOLARES DO ENSINO FUNDAMENTAL SÉRIES INICIAIS NO SUBPROJETO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO PIBID/IFPR
Palavras-chave:
Aptidão física, Velocidade, Força, Flexibilidade.Resumo
Introdução: A literatura científica evidencia o impacto do desenvolvimento da aptidão física sobre a saúde. Objetivo: Verificar o nível de aptidão física de em função do sexo em escolares de uma instituição pública de ensino fundamental – séries iniciais. Metodologia: Estudo descritivo, transversal e quantitativo. Foram pesquisados 31 alunos, sendo 19 do sexo masculino e 12 do sexo feminino, com faixa etária entre 7 e 11 anos, sendo aplicados os testes de aptidão física propostos pelo PROESP: 1 – Teste de força explosiva de membros inferiores; 2 – Teste de flexibilidade; 3 – Teste de velocidade de deslocamento (corrida de 20m). A análise foi efetuada por meio da estatística descritiva de média e dispersão, sendo a significância atestada pelo teste t de Student (p<0,05) para amostras independentes tendo como post hoc o teste de Tukey. Resultados: A análise dos dados não evidenciou diferenças significativas (p<0,05) entre os sexos para as variáveis relativas a potência de membros inferiores (salto horizontal) e velocidade (teste de 20m). No entanto, a flexibilidade (teste de sentar e alcançar) apresentou diferença estatisticamente significante, favorável aos meninos. Conclusão: Meninos tiveram melhor desempenho que meninas nas três variáveis analisadas, sendo que somente houve diferença significativa na flexibilidade. Parece ser necessário efetuar programas que incluam principalmente meninas nos ambientes destinados à atividade física, e que dentro das escolas esse seja um conteúdo de constante abordagem, procurando auxiliar na consciência acerca da necessidade de movimentar-se, assim como contribuindo para melhoria dos quadros qualitativos de saúde.
Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
APTIDÃO FÍSICA EM FUNÇÃO DO SEXO EM ESCOLARES DO ENSINO FUNDAMENTAL SÉRIES INICIAIS NO SUBPROJETO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO PIBID/IFPR. (2014). Fiep Bulletin - Online, 84(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/4436