COMPORTAMENTO GLICÊMICO NO EXERCÍCIO RESISTIDO REALIZADO EM DUAS INTENSIDADES DIFERENTES.
Palavras-chave:
Exercício resitido, glicemia, predominância energéticaResumo
O objetivo deste estudo foi investigar o comportamento da glicemia em resposta a duas sessões de exercício resistido, realizado com duas intensidades distintas. Participaram do estudo cinco homens praticantes veteranos desta modalidade de exercício, com idades entre 19 e 25 anos. Eles realizaram duas sessões de exercício, sendo uma com três séries de 08 a 12 repetições máximas, com intervalo de 1,5 minutos entre as séries, em 10 exercícios para membros inferiores (G1), outra sessão com as mesmas características, mas cargas de apenas 60% da sessão anterior (G2). Eles tiveram a glicemia medida após pelo menos três horas sem se alimentar e em seguida ingeriram um lanche baseado com 25 g de carboidratos e índice glicêmico de 56. Trinta minutos após este lanche, a glicemia foi medida novamente, e logo após eles iniciaram a sessão de treinamento. Cinco novas medidas glicêmicas foram realizadas a cada dois exercícios durante as duas sessões. O instrumento utilizado foi um glicosímetro portátil, modelo Acucheck Advantage, da marca Roche. Os dados foram tratados descritivamente e diferenças entre as médias de G1 e G2 foram analisadas por meio do teste de Wilcoxon, para p=0,05. Observou-se que a glicemia sofreu queda no início do exercício para G1 e G2, e em seguida estes valores se mantiveram em G2, mas sofreram aumento em G1 (98; 93,4; 100, 103 e 104 mg/dl para G1 e 95,6; 90,6; 93,8; 90,2 e 92,4 mg/dl para G2). Os valores glicêmicos foram sempre maiores para G1, com diferenças estatísticas sendo encontradas nas duas últimas medidas (0,04). Conclui-se que a intensidade do exercício resistido interfere no comportamento glicêmico, com maior concentração sérica de glicose ocorrendo no exercício mais intenso.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
COMPORTAMENTO GLICÊMICO NO EXERCÍCIO RESISTIDO REALIZADO EM DUAS INTENSIDADES DIFERENTES. (2014). Fiep Bulletin - Online, 77(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/4157