RELAÇÃO ENTRE GORDURA CORPORAL, CIRCUNFERÊNCIA DE CINTURA, IMC E IDADE.
Palavras-chave:
indicadores antropométricos, sobrepeso, composição corporalResumo
O objetivo deste trabalho foi analisar a relação entre circunferência de cintura (CC), percentual de gordura (%G), idade e índice de massa corporal (IMC) em adultos e crianças de ambos os sexos. Trata-se de um estudo descritivo correlacional, onde foram avaliados 438 sujeitos, destes 284 eram adultos e 154 crianças. As variáveis de massa corporal (kg), estatura (cm), perímetro da cintura (cm), dobras cutâneas foram mensurados e posteriormente calculou-se o IMC, a CC e o %G utilizando o protocolo de Faulkner (1968) para homens, Jackson et al. (1980) para mulheres e para crianças o protocolo de Slaughter et al. (1988). Para identificar a relação entre as variáveis antropométricas utilizou-se a correlação de Pearson, adotando-se um nível de significância de p < 0,05. Os resultados demonstraram que o IMC apresentou uma forte correlação com o %G, CC e idade no grupo de adultos. Para o grupo de crianças, as meninas apresentaram correlação significativa entre todas as variáveis embora não tão alta como em adultos, já nos meninos houve correlação significativa apenas entre IMC e CC e %G e CC e %G. Assim, conclui-se que o IMC e a CC podem ser utilizados no diagnóstico de excesso de gordura corporal, pois apresentaram uma boa correlação com o %G e outras medidas antropométricas.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
RELAÇÃO ENTRE GORDURA CORPORAL, CIRCUNFERÊNCIA DE CINTURA, IMC E IDADE. (2014). Fiep Bulletin - Online, 78(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/3897