FISIOMOTRICIDADE DE INTENSIDADE ADEQUADA A LIMIARES DE DOR: EFICÁCIA SOBRE A PIMÁX E PEMÁX DE IDOSAS OSTEOPORÓTICAS
Resumo
comparar o nível de dor, Pimáx e Pemáx em idosas osteoporóticas antes e depois da aplicação de um programa fisiomotriz METODOLOGIA: amostra constituída de 29 idosas, entre 65 e 70 anos de idade, sedentárias, com dor e limitação funcional, divididas em dois grupos, de acordo com um diagnóstico de dor de baixa intensidade/ dor de alta intensidade. As variáveis foram dor, Pimáx e Pemáx. Para a avaliação de dor utilizou-se a Escala analógica visual e, manuvacuometro para a mensuração de Pimáx e Pemáx. Posteriormente adentraram um programa fisiomotriz, que englobou quatro níveis progressivos de exercícios durante 16 semanas. Os dados pré e pós-programa foram estudados através de estatística descritiva e inferencial com índice limite para aceitação/negação fixado em ALFA ± 0.05. Utilizou-se uma Análise de Variância de Kruskal Wallis com o seu respectivo índice Qui-quadrado de independência (c2). RESULTADOS: Verificou-se mudanças na melhora da dor de todas as integrantes com significativa diferença, tendo-se como resultado, o valor Chi2 = 0.0006, com 1 (gl), p< 0.05.Quanto ao quesito Pimáx Pemáx no grupo de maior dor estatisticamente ficou definido para PI, em teste Qui-Quadrado um “p” = 0, 1183 e para PE 0, 2276, ambos maior que 0, 05, já no grupo de menor dor estatisticamente ficou definido para PI, em teste Qui-Quadrado um “p” = 0, 0161 e para PE 0, 0018, ambos menor que 0, 05. CONCLUSÃO: o programa fisiomotriz analisado mostrou-se efetivo na melhora da dor em todo o grupo amostral, já as respostas de Pimáx e Pemáx foram significantes apenas no grupo de menor dor.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
FISIOMOTRICIDADE DE INTENSIDADE ADEQUADA A LIMIARES DE DOR: EFICÁCIA SOBRE A PIMÁX E PEMÁX DE IDOSAS OSTEOPORÓTICAS. (2013). Fiep Bulletin - Online, 79(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/3393