VARIAÇÃO INTRA E INTER PESQUISADORES DO PROCESSO DE DIGITALIZAÇÃO DE PONTOS ANATÔMICOS NA MARCHA DE ADULTOS
Palavras-chave:
biomecânica, digitalização, erroResumo
O processo de digitalização manual dos pontos anatômicos durante o movimento pode gerar erro. O objetivo deste trabalho foi analisar a variação da digitalização dos pontos anatômicos intra e inter pesquisadores durante o movimento da marcha de um adulto. Participou do estudo 1 sujeito com 20 anos que recebeu marcações na crista ilíaca, trocânter maior do fêmur, epicôndilo femoral, maléolo lateral e quinto metatarso. O sujeito caminhou em velocidade confortável e foi filmado por uma câmera de 30Hz. Foram selecionados 4 pesquisadores experientes para realizar o processo de digitalização. Cada um remarcou, através do software Degeeme v. 1.0, por 5 vezes os pontos anatômicos do membro inferior direito referentes a uma mesma passada do sujeito. Para análise foi selecionado o ponto do joelho em 6 quadros de um total de 38 que compuseram a passada. Os 6 quadros são referentes ao contato inicial, apoio médio, propulsão, balanço inicial, balanço médio e balanço final. Foram exportados os valores referentes as coordenadas “x” e “y” da posição do ponto do joelho em cada quadro. A média, desvio padrão e coeficiente de variação foram calculados entre as cinco repetições de cada avaliador e entre os avaliadores. Os resultados obtidos mostram que a variação intra pesquisador para o eixo x foi de 0.1% à 0.5% e de 0.1% à 0.7% para o eixo y. A variação inter pesquisadores foi de 0.0% à 0.9% para o eixo x e de 0.0% à 0.4% para o eixo y. Os resultados obtidos nesse estudo verificaram que os pesquisadores conseguiram reproduzir de forma constante as marcações, atestando a sua precisão. Verificou também a reprodução das digitalizações entre os diferentes pesquisadores, indicando assim a confiabilidade das mesmas.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
VARIAÇÃO INTRA E INTER PESQUISADORES DO PROCESSO DE DIGITALIZAÇÃO DE PONTOS ANATÔMICOS NA MARCHA DE ADULTOS. (2013). Fiep Bulletin - Online, 79(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/3157