ASPECTOS BIOMECÂNICOS DA MARCHA DE UM PORTADOR DE PARALISIA CEREBRAL
Palavras-chave:
Paralisia Cerebral, Marcha humana, Biomecânica,Resumo
A paralisia cerebral (PC) é um distúrbio permanente e variável do movimento e da postura, causado por um dano no desenvolvimento do Sistema Nervoso Central no começo da vida. Desta maneira, este estudo de caso tem como objetivo descrever as características cinemáticas da marcha de um indivíduo portador de PC diplégica espástica e compará-las com o padrão de normalidade disponível na literatura. Para a análise cinemática da marcha foi utilizado um sistema de cinemetria 3D (DMAS 5.0), por meio do qual foram mensuradas variáveis angulares das articulações dos quadris, joelhos e tornozelos. Para comparar os dados da marcha do indivíduo analisado com os dados de normalidade disponíveis na literatura foi utilizado o teste t pareado (p ? 0,05). Considerando os resultados obtidos, pode-se afirmar que o indivíduo analisado apresenta um padrão de marcha em agachamento, havendo uma acentuada redução da amplitude de movimentação articular de quadril, joelho e tornozelo (p < 0,001), além da inexistência da hiper-extensão de quadril, da primeira onda de flexão do joelho e da flexão plantar do tornozelo durante o ciclo da marcha. Desta maneira, acredita-se que os resultados deste estudo possam contribuir em possíveis processos reabilitativos a serem realizados com o indivíduo analisado, sendo estes direcionados às principais deficiências do mesmo. Sugere-se a realização de estudos similares, com vários indivíduos a fim de verificar se os presentes achados podem ser generalizados a outros portadores desta patologia.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2011-01-07
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
ASPECTOS BIOMECÂNICOS DA MARCHA DE UM PORTADOR DE PARALISIA CEREBRAL. (2011). Fiep Bulletin - Online, 81(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/304