REDUÇÃO DA SENSAÇÃO DE DOR CORPORAL POR MEIO DE EXERCÍCIOS FÍSICOS EM FUNCIONÁRIAS DE UMA CONFECÇÃO DE ROUPAS NA CIDADE DE JOINVILLE/ SC.

Autores

  • M. G. P. ABRÃO
  • G. G. PEDRO
  • F. F. BRASILINO
  • P. J.C. MORALES

Palavras-chave:

alongamento, exercícios localizados, sensação de dor

Resumo


As ações repetitivas em longo prazo no ambiente laboral podem aumentar a incidência de dores localizadas ou referidas. A atividade física direcionada de forma sistemática e orientada parece mostrar um recurso ao alcance de todo o trabalhador, que por sua vez se munindo de informações e atitude, pode se beneficiar de um tratamento preventivo para se precaver de afecções relacionadas à atividade laboral. E por meio deste problema que foi realizado uma pesquisa com funcionárias de uma confecção de roupas na cidade de Joinville/SC, cujo objetivo da pesquisa foi à redução da sensação de dor corporal por meio de exercícios físicos. A pesquisa foi composta por amostra de 17 indivíduos do sexo feminino com idade média de 46,76±10,07 anos, divididas por subgrupos, casadas (n=13) e divorciadas (n=4), costureiras (n=12) e revisoras (n=5). Além das análises dos perfis antropométricos aplicou-se a escala CR-10 de Borg para interpretação subjetiva da dor. Utilizou-se análise descritiva e nível de significância (p<0,05) no test t de Student. Foram desenvolvidas atividades como exercícios localizados de baixa intensidade direcionados ao aumento da irrigação sanguínea e retorno venoso além de diminuir a tensão muscular utilizando alongamentos estáticos. Verificou-se em análise que a diferenças entre a intensidade da dor nas casadas (3,00 ±1,95) e divorciadas (3,25±1,26) foi de 44,87% (p<0,05) para casadas e 62% (p<0,05) para as divorciadas, sendo maior redução para divorciadas. Revisoras (4,2±2,28) e costureiras (2,58±1,36) redução de 42,86% para revisoras e 53,23% (p<0,05) para costureiras, sendo as costureiras relatadas maior redução.  A redução da dor na amostra total investigada foi de 49,04% entre pré e pós-teste (p<0,05). Constatou-se que o grupo total diminuiu as sensações de dor, sendo as divorciadas e as costureiras as mais beneficiadas, relatando melhor resposta a diminuição da dor por meio das atividades.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS

Como Citar

REDUÇÃO DA SENSAÇÃO DE DOR CORPORAL POR MEIO DE EXERCÍCIOS FÍSICOS EM FUNCIONÁRIAS DE UMA CONFECÇÃO DE ROUPAS NA CIDADE DE JOINVILLE/ SC. (2013). Fiep Bulletin - Online, 83(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/2784