EFEITOS DOS EXERCÍCIOS RESISTIDOS NOS INDICADORES DE NORMALIDADE DE FORÇA DOS MÚSCULOS RESPIRATÓRIOS DE IDOSOS
Palavras-chave:
Músculos Respiratórios, Idoso, Treinamento de Resistência.Resumo
A prática regular de exercícios resistidos constitui importante aliada à manutenção das capacidades físicas que concorrem à melhoria da qualidade de vida do ser humano. Entre as diversas faixas etárias que se beneficiam com estas práticas encontra-se aquela situada a partir dos 60 anos de idade, em particular, quando são estabelecidas correlações com o desenvolvimento de força enquanto capacidade preditiva indicadora de saúde. O estudo objetivou comparar o efeito dos exercícios resistidos e do sedentarismo no indicador de normalidade de força dos músculos respiratórios de idosos de ambos os gêneros. Teve caráter de pesquisa de campo, observacional, quantitativa e de corte transversal. A amostra foi constituída por um grupo composto por 19 idosos praticantes de exercícios resistidos, sendo 13 mulheres e 6 homens e outro grupo constituído por demanda espontânea de 20 idosos sedentários pertencentes à comunidade, sendo 13 mulheres e 7 homens. Para fins de verificação da força dos músculos respiratórios através da pressão inspiratória máxima (PImax) e pressão expiratória máxima (PEmax), utilizou-se um manovacuômetro. Os valores de normalidade de (PImax) e (PEmax) foram determinados pelas equações de Neder (1999). A análise foi realizada através de métodos estatísticos descritivos. Nos resultados de homens obteve-se PImax e PEmax de trinados superior ao esperado em 21,3% e 18,5% respectivamente e PImax e PEmax de sedentários inferior ao esperado em 15,3% e 15,9% respectivamente. Mulheres idosas que treinaram com exercícios resistidos tiveram melhora da PImax esperada em 6,3% e de PEmax em 17% e mulheres idosas sedentárias tiveram redução da PImax esperada em 17,2% e PEmax esperada em 10,1%. Conclui-se que os exercícios resistidos promovem adaptações positivas no desenvolvimento dos níveis de normalidade de força dos músculos respiratórios de idosos, quando verificados através da manovacuometria, ao contrário do sedentarismo que promove adaptações negativas.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
EFEITOS DOS EXERCÍCIOS RESISTIDOS NOS INDICADORES DE NORMALIDADE DE FORÇA DOS MÚSCULOS RESPIRATÓRIOS DE IDOSOS. (2013). Fiep Bulletin - Online, 83(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/2749