ESTUDO DESCRITIVO DE PARÂMETROS TEMPORAIS E CINEMÁTICOS DA MARCHA DE MULHERES JOVENS
Palavras-chave:
cinemática, marcha humana, ângulos da marcha.Resumo
O corpo humano é um sistema capaz de realizar inúmeros movimentos, dentro deles a deambulação é uma das habilidades mais comuns. É se suma importância conhecer o padrão de caminhada normal adotada por indivíduos jovens e saudáveis para que se possa posteriormente estudar as alterações decorrentes de estados patológicos. Portanto, esse trabalho tem por objetivo fazer uma análise descritiva cinemática de parâmetros temporais e uma caracterização dos ângulos articulares do membro inferior no ciclo da marcha de indivíduos jovens. As variáveis analisadas foram o comprimento e o tempo necessários para realização de um passo e da passada. Bem como, os ângulos articulares do quadril, joelho e tornozelo, durante a fase de apoio e a fase de impulso. Além disso, buscou-se identificar se existem diferenças no padrão da caminhada entre três repetições do gesto de movimento. Dez mulheres com idades entre 18 e 23 anos participaram do estudo que consistiu em registrar as variáveis biomecânicas do passo ao caminhar. Não foram identificadas diferenças significativas entre os entre os três ensaios analisados. Os valores para o tempo da passada foram de 0,73s, para a distância da passada 125,86cm, para o tempo de passo 0,39s. e para o tamanho do passo 35,93cm. Com relação os valores médios encontrados para os ângulos, a média do ângulo do quadril foi de 166°, na fase de apoio e de 188°, na fase se impulso. Para o ângulo do joelho os valores médios encontrado na fase de apoio foram de 177° e na fase de impulso de 151°. Para o ângulo do tornozelo os valores médios encontrados foram de 120° e 123° para as fases apoio e de impulso, respectivamente.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
ESTUDO DESCRITIVO DE PARÂMETROS TEMPORAIS E CINEMÁTICOS DA MARCHA DE MULHERES JOVENS. (2012). Fiep Bulletin - Online, 82(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/2272