INFLUÊNCIA DO EXERCÍCIO FÍSICO NA CAPACIDADE FUNCIONAL DE PACIENTES COM DOENÇA RENAL CRÔNICA
Palavras-chave:
Capacidade de exercício, fisioterapia, paciente renal crônicoResumo
Introdução: Os pacientes com doença renal crônica (DRC) possuem tolerância reduzida ao exercício em comparação a indivíduos saudáveis, o que dificulta a realização das atividades de vida diária. As razões dessa redução não são totalmente elucidadas. Objetivo: Diante disso, busca-se avaliar a capacidade de exercício dos pacientes com DRC atendidos na clínica de fisioterapia da UNIOESTE. Métodos: Os pacientes realizaram o teste de capacidade de exercício, o Shuttle Walk Test, antes e depois de 6 meses de tratamento. Para a realização do teste os pacientes foram orientados a caminhar por 10 metros, circundando 2 cones, o maior tempo possível, com velocidades crescentes, sob orientação de um sinal sonoro e finalizado pela intolerância ao esforço máximo. Antes e após o teste, foram aferidas a pressão arterial, freqüência cardíaca e respiratória, e foi avaliado a dispnéia e os membros inferiores de acordo com a Escala de Borg e durante o teste foi feito o monitoramento cardíaco. Resultados: A amostra foi composta por 14 pacientes, 8 homens e 6 mulheres, com média de idade 51,7±0,7 anos. Antes do tratamento a média de distâncias percorridas, foi de 339,2±1,9 metros e após o tratamento, a média foi de 382,8±141 metros, apresentando um aumento de 11%, com diferença estatisticamente significativa (p<0,02). Os pacientes apresentaram capacidade de exercício muito baixa, antes do tratamento de 12,6±2,8 ml/kg/min e após 13,7±3,5 ml/kg/min, com diferença estatisticamente significativa (p<0,02). Conclusão: Conclui-se que com 6 meses de tratamento a tolerância ao exercício aumentou, promovendo a melhora da qualidade de vida e evitando a progressão das lesões.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
INFLUÊNCIA DO EXERCÍCIO FÍSICO NA CAPACIDADE FUNCIONAL DE PACIENTES COM DOENÇA RENAL CRÔNICA. (2012). Fiep Bulletin - Online, 82(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/2238