O PERFIL PSICOMOTOR E O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS DISLÉXICAS
Palavras-chave:
Dislexia, Perfil Psicomotor, Ensino-AprendizagemResumo
A dislexia apresenta-se como um fenômeno que merece a atenção dos pesquisadores em educação, sobretudo porque pode comprometer de forma significativa o processo de desenvolvimento das crianças na escola. Destaca-se que cerca de 10 a 15% da população brasileira apresenta dislexia, sendo considerada a dificuldade de maior incidência nas salas de aula. Então, verificou a necessidade de realizar um estudo que analisasse o perfil psicomotor, assim como, as dificuldades de linguagem escrita e de leitura de crianças que apresentam dislexia. Participaram do estudo três crianças disléxicas com idade cronológica de 11 anos, ressalta-se que os diagnósticos das crianças foram realizadas por um profissional habilitado para tal. Como procedimentos metodológicos utilizou-se a Escala de Desenvolvimento Motor (EDM) para detectar as dificuldades motoras das crianças disléxicas e também realizou-se Sondagem da Leitura e Escrita e o Teste de Competência de Palavras e Pseudopalavras (TCPP) para identificar possíveis dificuldades que influenciam no processo ensino-aprendizagem de crianças disléxicas. Os resultados obtidos que todas as crianças avaliadas apresentaram atraso no esquema corporal, organização espacial e organização temporal na Escala de Desenvolvimento Motor. Na sondagem de Leitura e Escrita as crianças apresentaram nível alfabético, isto é, já compreendem todo o sistema de escrita, no entanto apresentam erros ortográficos, trocas de letras e inversões de sílabas, características do problema. E no Teste de Competência de Palavras e Pseudopalavras os resultados em destaque que todas as crianças também demonstraram dificuldades em pseudopalavra homófonas o que sugere dificuldade no processamento lexical e indica um repertório vocabular restrito e, com isso, dificuldades no armazenamento da escrita correta das palavras e suas regras ortográficas. Através das avaliações realizadas e dos resultados obtidos, mostra-se a necessidade de intervenção nos aspectos motores em defasagem, assim como, pedagógica, pois entende-se que tais aspectos são basais para que o processo de ensino-aprendizagem ocorra adequadamente.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).