20 - ESTADO NUTRICIONAL DE CRIANÇAS EM MUNICÍPIOS DE FRONTEIRA: ANÁLISE TEMPORAL
Palabras clave:
Estado Nutricional, Criança, Áreas de FronteiraResumen
Objetivou-se analisar a tendência temporal do estado nutricional de crianças de 0 a 5 anos de idade dos municípios de linha de fronteira internacional brasileira. Estudo observacional ecológico e de série temporal, analisou dados secundários do período de 2009 a 2018, obtidos dos relatórios de acesso público do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional do Ministério da Saúde, através do Índice de Massa Corporal (IMC), utilizando-se os indicadores: magreza acentuada, magreza, eutrofia, risco de sobrepeso, sobrepeso e obesidade. A análise de tendência temporal foi realizada pelo teste de regressão de Prais-Winstein (SPSS). Os dados foram agrupados segundo os arcos Norte, Central e Sul, totalizando 891.013 crianças abaixo de 5 anos de idade. As crianças do arco Sul apresentaram os maiores percentuais de risco de sobrepeso (22,0%) e sobrepeso (9,8%) e as do arco Central apresentaram os maiores percentuais de magreza acentuada (3,2%), magreza (3,0%) e obesidade (97,5%). A análise temporal indicou tendência descendente significativa da magreza extrema e magreza desse público nos municípios de linha de fronteira dos arcos Norte e Central e tendência ascendente do risco de sobrepeso no arco Norte. Conclui-se que há uma mudança do perfil nutricional das crianças de 0 a 5 anos de idade nos municípios analisados com redução da proporção de crianças com magreza e aumento do risco de sobrepeso.Descargas
Los datos de descarga aún no están disponibles.
Descargas
Número
Sección
TRABALHOS PUBLICADOS
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Cómo citar
20 - ESTADO NUTRICIONAL DE CRIANÇAS EM MUNICÍPIOS DE FRONTEIRA: ANÁLISE TEMPORAL. (2022). Fiep Bulletin - Online, 92(1), 198 a 208. https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/6512