VALIDAÇÃO E ADAPTAÇÃO DO INVENTÁRIO DE DESORDEM ALIMENTAR PARA O CONTEXTO BRASILEIRO
Keywords:
Transtornos Alimentares, Validação, AdaptaçãoAbstract
Os TA são definidos como uma desordem psiquiátrica persistente que causam danos significativos à saúde física ou ao funcionamento psicossocial. O objetivo da pesquisa foi adaptar para o contexto brasileiro e obter evidências de validade de construto do EDI-3. O EDI-3 é um questionário de auto-relato constituído por 91 itens organizados em 12 escalas. Essas escalas produzem dois componentes: um referente aos distúrbios alimentares específicos (EDRC); e outro referente a construtos relevantes aos transtornos alimentares (GPMC). Tratou-se de uma pesquisa exploratória do tipo transversal. Participaram 169 pessoas, sendo 77 adolescentes (45,56%) e 92 adultos (54,44%), com idades variando entre 14 e 49 anos (M = 18,96; DP = 4,41). Além do EDI-3, os participantes responderam a um questionário sociodemográfico. A coleta de dados ocorreu em uma escola pública em João Pessoa-PB e na UFPB. Inicialmente foi realizada a tradução e adaptação cultural dos itens. Em seguida foi executada a validação semântica com o estrato mais baixo e o mais alto da população-alvo. Para a análise de dados foi utilizado o Software IBM SPSS versão 21 para realizar Análise Fatorial Exploratória e obter a consistência interna através do Coeficiente Alfa de Cronbach (?). O KMO do EDRC foi de 0,80 e o Teste de Esfericidade de Bartllett apresentou-se significativo [x²(300) = 1276,108; p< 0,01]. O critério teórico prevaleceu, sendo fixado 3 fatores, resultando em um valor de ? de 0,862. Já o KMOdo GPMC foi de 0,63 e o Teste de Esfericidade de Bartllett foi significativo Realizado a análise paralelasurgiram 9 eigenvalues, satisfazendo o critério teórico que apresenta o GPMC composto por 9 escalas. Com esse estudo pôdeseobter análises iniciais para obtenção de evidências satisfatórias da validação do EDI-3 que é de suma importância para autilização deste no rastreio de TA nas populações estudadas.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Issue
Section
TRABALHOS PUBLICADOS
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
How to Cite
VALIDAÇÃO E ADAPTAÇÃO DO INVENTÁRIO DE DESORDEM ALIMENTAR PARA O CONTEXTO BRASILEIRO. (2018). Fiep Bulletin - Online, 88(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/6074