22 - COMPARISON OF MUSCULAR STRENGTH INCREASE BY ISOMETRICS, WITH OR WITHOUT RUSSIAN STIMULATION
Keywords:
electrical stimulation, Russian current, muscular strengthAbstract
A estimulação elétrica neuromuscular (EENM) é um procedimento terapêutico não invasivo, com intuito de produzir contração muscular. É muito utilizada na prática clínica favorecendo o fortalecimento e hipertrofia muscular na cura de enfermidades, melhora do condicionamento físico e aspecto estético. A técnica de aplicação é muito importante para a efetividade dos resultados. Esta pesquisa objetiva verificar se um exercício ativo tem maior eficácia quando associado à uma eletroestimulação neuromuscular. Participaram deste estudo 14 indivíduos voluntários, que se adequaram aos critérios de inclusão/exclusão, divididos em dois grupos: G1 - verificar a eficácia do tratamento com isometria isoladamente; G2 - verificar a eficácia do tratamento com isometria associada à EENM por corrente russa. O tempo de tratamento em ambos foi de 20 minutos, com 9 segundos de contração isométrica e 9 segundos de relaxamento, porém no segundo grupo foi associado ao aparelho numa freqüência de 2500Hz modulada por 30 Hz para ativar fibras tipo I e 50 Hz para ativar fibras tipo II, com dose máxima suportada. Todos foram avaliados e reavaliados com um dinamômetro, no início, meio e fim dos atendimentos, em um total de 12. A média de aumento para G1 foi de 3,12Kg/f, e para G2: 7,48Kg/f. Através dos resultados obtidos, podemos concluir que ambos os grupos obtiveram aumento de força muscular progressivo, porém somente o segundo grupo foi significativo para esta pesquisa, com diferença entre eles de 24,84%, tornando a aplicação da estimulação russa importante para fortalecimento muscular.
Downloads
Downloads
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).