AVALIAÇÃO DA DISFUNÇÃO SEXUAL FEMININA EM MULHERES JOVENS
Palavras-chave:
Disfunção sexual fisiológica. Relação sexual. Orgasmo.Resumo
INTRODUÇÃO: A disfunção sexual feminina vem se tornando um problema e uma queixa cada vez mais frequente nos consultórios de ginecologia. É definida como um transtorno no ciclo da resposta sexual ou dor, associada à relação sexual, que resulta em sofrimento pessoal e pode interferir tanto na qualidade de vida quanto nas relações interpessoais da mulher. OBJETIVO: Verificar a prevalência de disfunção sexual em mulheres jovens. MÉTODOS: Este estudo é caracterizado como transversal e quantitativo. Foram entrevistadas 50 mulheres jovens, discentes da área da saúde, de uma instituição de ensino privada do oeste do Paraná. Para atender os objetivos foi utilizado o questionário Female Sexual Function Index (FSFI), já validado no Brasil. Se caracteriza por um questionário autorrespondido e composto por 19 questões, que contemplam seis domínios da resposta sexual: desejo, excitação, lubrificação, orgasmo, satisfação e dor/desconforto.Primeiramente o questionário foi explicado e só então respondido. As participantes assinaram um termo de consentimento livre e esclarecido concordando em participar da pesquisa, sendo destinada a elas uma cópia deste termo. Dentre os critérios de inclusão estão mulheres de 18 a 30 anos de idade, que apresentam vida sexual ativa. As informações foram mantidas em sigilo. Todos os dados foram anexados em uma planilha do Microsoft Excel 2010. RESULTADOS: Dentre as 50 mulheres, 76% não apresentam nenhum tipo de disfunção sexual, 24% apresentam algum tipo de disfunção sexual. CONCLUSÃO: Dessa forma este estudo conclui que na população estudada composta por mulheres jovens não houve prevalência de disfunção sexual.
Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
AVALIAÇÃO DA DISFUNÇÃO SEXUAL FEMININA EM MULHERES JOVENS. (2016). Fiep Bulletin - Online, 85(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/85.a1.29