PERDA DE PESO ENTRE ATLETAS DE JUDÔ NO RIO DE JANEIRO/RJ
DOI:
https://doi.org/10.16887/fiepbulletin.v94i1.6878Resumo
Introdução: Com milhares de praticantes e federações espalhados pelo mundo, o judô se tornou um dos esportes mais praticados, pois proporciona uma integração social, educacional, cultural e de promoção da saúde, além do aspecto competitivo de alto rendimento. Objetivo: O objetivo deste estudo é o de verificar as práticas comportamentais na perda de peso corporal em atletas de judô no estado do Rio de Janeiro. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa descritiva, composta por um questionário fechado e aberto. O estudo foi composto por atletas da Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro (FJERJ). Participaram da pesquisa 46 (quarenta e seis) atletas de judô da FJERJ de ambos os sexos e diversas faixas etárias. Resultados: Após a análise dos resultados pode-se observar que cada vez mais os atletas visam perder peso para melhorar a performance sem se preocupar com as alterações fisiológicas provocadas por esta atitude dos quais 71,74% não sabem o seu percentual de gordura, 54,35% não tem nutricionista e 47,83% tem suas dietas preparadas por outros que não sejam seu nutricionista e/ou preparador físico. Conclusão: Pode-se observar que a perda excessiva de peso é cada vez mais comum entre os atletas de judô e cada vez mais de forma precoce onde os atletas são submetidos a perda de peso ainda na adolescência, quando ainda estão em fase de formação e essa mudança pode afetar diretamente no seu crescimento e na vida adulta, onde vencer é sempre mais importante, sem se preocupar com as consequências desta ação.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).