O USO DA FONOFORESE EM DOENÇAS DO SISTEMA MUSCULOSQUELÉTICO.
DOI:
https://doi.org/10.16887/fiepbulletin.v94i1.6847Resumo
Introdução: O uso do ultrassom (US) em diferentes aplicações na área da saúde tem ganhado destaque, devido ao fato do US poder ser usado como fonte de energia para a ocorrência de reações químicas. O US apresenta diferentes formas de uso, nas mais variadas frequências, sendo que na área da fisioterapia seu uso ocorre nas frequências de 1 e 3 MHz. Na fisioterapia, o ultrassom terapêutico consiste na utilização do aparelho para efeitos térmicos na região que necessita de tratamento: redução da dor, redução de espasmos musculares, aumento da extensibilidade tecidual e melhora do fluxo sanguíneo local. A fonoforese é uma técnica que facilita a penetração cutânea através da energia ultrassônica na desorganização da estrutura lipídica da epiderme, utilizando como meio de contato entre o cabeçote do aparelho e a pele com medicamento. O objetivo do presente estudo é investigar e evidenciar o efeito da utilização da fonoforese em alterações musculoesqueléticas. Métodos: Resultados:dos resultados e desfechos dos estudos escolhidos, observou-se que a maioria desses estudos utiliza desfechos semelhantes. Como resultado, em síntese, a maioria dos estudos concluiu que o uso da fonoforese foi eficaz para os desfechos avaliados, em curto prazo, e principalmente que esse tratamento foi eficaz, facilitando a redução da inflamação e da dor e das alterações musculoesqueléticas. Conclusão: Todos os estudos demonstraram efeito positivo da fonoforese no alívio da dor, redução da rigidez articular, melhora da capacidade funcional e função física nos distúrbios musculoesqueléticos.
Palavras-chave: Ultrassom terapêutico, fisioterapia, fonoforese,sistema musculoesquelético.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).