PERFIL DA DERMATOGLIFIA DAS EQUIPES DE FUTEBOL DE CAMPO SUB 12 E SUB 11 DO SÃO CRISTOVÃO FUTEBOL E REGATAS DO RJ
DOI:
https://doi.org/10.16887/fiepbulletin.v94i1.6808Palavras-chave:
Dermatoglífia, Futebol, AvaliaçãoResumo
O presente artigo traz ao lume a avaliação das impressões digitais denominada dermatoglifia, como importante instrumento da seleção de atletas para o esporte Futebol de Campo. Tem como objetivo geral identificar o perfil da dermatoglifia dos atletas por posição em campo das categorias sub 12 e sub 11 do São Cristovão Futebol e Regatas do Rio de Janeiro -Brasil. É um estudo descritivo, de corte transversal, estruturado em valores médios e seus derivados, para as variáveis de cunho contínuo. Para realizar o tratamento estatístico foram utilizados os softwares SPSS® 12.0 e Excel for Windows® nas variáveis desejadas. A amostra total foi de 54 jogadores, sendo na categoria sub-12, 28 atletas e na sub 11, 26 atletas, assim subdivididos: goleiros, zagueiros, meio campistas, laterais e atacantes. Para a obtenção das digitais utilizou-se um leitor Cross Match e um computador Samsung, para posterior uso do Protocolo de Característica Genética Método Dermatoglífico de Cummins & amp; Midlo. Conclui-se que os atletas avaliados neste estudo apresentam perfil da pré disposição genética identificado por meio das médias, desvios padrão, valores mínimos e máximos de cada posicionamento em campo, facilitando assim, comparações com grupos de alto rendimento afim de diagnosticar padrões idênticos entre os mesmos, já que as impressões digitais são imutáveis, e dessa maneira direcionar o treinamento daqueles que apresentarem o perfil mais adequado para atingirem a alta performance no futuro.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).