APLICAÇÃO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO FÍSICA VOLTADAS À SAÚDE AO TREINAMENTO
DOI:
https://doi.org/10.16887/fiepbulletin.v94i1.6780Palavras-chave:
Educação Física, Inteligência Artificial, Treinamento, Prevenção de LesõesResumo
Introdução: Dado o rápido crescimento da Inteligência Artificial em diversas áreas, seria natural esperar a utilização de seus recursos na Educação Física. No entanto, as aplicações nesse cenário ainda são pontuais. Apesar disso, o potencial para essa área é gigantesco, e especialistas têm uma visão otimista sobre seu desenvolvimento. Objetivo: Este estudo tem como objetivo explorar o panorama atual da Inteligência Artificial na Educação Física, mais especificamente sua utilização na Avaliação e Prescrição de Treinos, abrangendo objetivos como ganho de desempenho, manutenção da saúde e acompanhamento do treinamento. Métodos: No contexto de uma revisão de literatura, as buscas foram conduzidas em bases de dados de acesso público, utilizando descritores que tinham como objetivo a seleção de trabalhos que estivessem alinhados com o objetivo da pesquisa. Não houve critérios de exclusão baseados na língua ou data de publicação. Os trabalhos selecionados deveriam estar relacionados ao tema da pesquisa. Ao final, foram selecionados sete trabalhos. Resultados: Os estudos selecionados, apesar de em número reduzido, revelaram um cenário que já demonstra resultados positivos e expectativas otimistas para o futuro da área. Conclusão: Conclui-se que a inteligência artificial está em rápido desenvolvimento e que há necessidade de adaptação por parte dos profissionais de Educação Física, que devem estar prontos para utilizar as novas ferramentas proporcionadas pela inteligência artificial a seu favor.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).