LA LUCHA LIBRE MEXICANA: UN MEDIO ALTERNATIVO PARA LA ENSEÑANZA DE LA GIMNASIA EN LA EDUCACIÓN PRIMARIA
DOI:
https://doi.org/10.16887/93.a2.05Palavras-chave:
Educação Física, Luta Mexicana, ginástica, aprendizagemResumo
Este trabalho académico oferece uma resposta à complexidade do ensino e aprendizagem da ginástica (básico e aéreo) no ensino básico, nomeadamente ao nível primário, onde as metodologias utilizadas se tornaram obsoletas e, sobretudo, tornaram-se uma barreira à aprendizagem das crianças, gerando perda de motivação e esquecendo completamente a prática significativa que a Educação Física deve ter dentro e fora da sessão. Com a intenção de gerar propostas em vez de problemas, este grupo docente empreendeu a tarefa de buscar inovar a prática e o ensino da ginástica por meio da luta livre, sem negligenciar e retomar um tema tão importante e esquecido como é a cultura, especialmente a mexicana. Por este motivo e sendo oportuno que a partir da formação de professores exista a possibilidade de trabalhar com turmas do 3.º ano do ensino básico, optou-se por abordar e aplicar este novo processo formativo, lançando mão de uma unidade didática que permitisse abordar as questões corporais, físicas dimensões, cognitivas e simbólicas de cada indivíduo de forma a fortalecer e enriquecer a motivação, participação e interesse nas sessões de Educação Física e na própria aprendizagem da ginástica.
Downloads
Referências
González. (S/F). Catarina.udlap.mx. Obtenido de La Lucha Libre: Definición, Antecedentes y Significado en la Cultura Mexicana: http://catarina.udlap.mx/u_dl_a/tales/documentos/lco/gonzalez_s_z/capitulo1.pdf
Gutiérrez, F., & Israel, R. (2017). La lucha libre: Identificación de rasgos característicos que la conforman como un complejo cultural de la sociedad mexicana. Boletín Científico de la Escuela Superior Tepeji del Río. DOI: https://doi.org/10.29057/estr.v4i8.2393
Hernández Sampieri, R., Fernández Collado, C., & Pilar Baptista, L. (2010). Metodología de la investigación. México DF: McGraw Hill.
Jerez, S. A. R. (2012). Proyección y construcción de la identidad en los asentamientos de origen informal de la ciudad de Bogotá. Revista de Psicología:(Universidad de Antioquía), 4(1), 35-56.
Jung. C. (1995). El hombre y sus símbolos. Barcelona: Ed. Paidos.
Trigueros, C. (2002). Juego, tradición y cultura en educación física. Revista Tándem, Didáctica de la Educación Física, 6, 78-89.
Villarreal, H. (2009). Simulacro, catarsis y espectáculo mediático en la lucha libre. Razón y palabra, (69), 1-11.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).